sábado, 18 de abril de 2015

Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. Foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.
Monteiro Lobato  viveu um período de sua vida na fazenda do seu avô “ o Visconde de Tremembé”.  Suas obras  fizeram retratam a vida simples do povo da fazenda, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
        Escrita por Monteiro Lobato, a obra Reinações de Narizinho, traz uma série de aventuras vividas por Lúcia, a menina do nariz arrebitado, ou narizinho como é conhecida.       Tudo se passa no sítio de pica-pau amarelo, onde fica o reino das águas  claras. É um conto infantil composto por duas partes: a primeira, intitulada "Narizinho Arrebitado", conta as peripécias de narizinho e sua boneca de pano Emília, que diz tudo o que se passa na cabeça. No reino das águas claras, mora o príncipe escamado, um peixinho que é rei. Também vivem neste mágico lugar o major sapo, o doutor caramujo, dona aranha, a costureira das fadas, entre outros encantadores personagens.       A segunda parte é "O Sítio do Pica pau Amarelo", na qual aparecem os outros felizes habitantes deste lugar fantástico e os incríveis acontecimentos. Entre esse habitantes estão: o visconde de sabugosa, o sabugo de espiga de milho. Pedrinho e Narizinho as eternas crianças; dona Benta a avó contadora de história; a boneca de pano falante Emília; tia Nastácia que prepara deliciosos quitutes, e que fez a boneca Emília e Marquês de Rabicó, o porquinho que foi transformado em Marquês.      Essas maravilhosas narrativas, que têm encantado gerações e gerações, de crianças brasileiras, vêm através da fantasia informar e educar, fazendo com que a criança desenvolva uma que é própria da infância e tão importante no processo de aprendizagem, que é a capacidade de imaginar o prazer e o estímulo à imaginação originados por meio da leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário