quinta-feira, 4 de junho de 2015

Foi o ovo? Uma ova!

Vamos conhecer algumas das obras de Sylvia Orthof?
E para começar ela nos propõe um ótimo questionamento
Quem nasceu primeiro?
O OVO ou a GALINHA?

Vamos ler este livro para descobrir?
Um dia, uma gorda galinha chamada sinhá Penosa, pôs um ovo muito novo de nome Claro Gemão. Ah, esse ovo era meio... meio metido a machão. Vê se pode! Nasceu usando bigode, ainda recém nascido tomava ares de galo. É... gritava o desordeiro:
"Sou o rei do galinheiro! Falo, grito e não me calo, o ovo nasceu primeiro."
O sol ouviu lá de cima e balançou a sua crina de cabelos faiscantes e falou danado:
"Humm, que ovo mais mal criado! Os tempos andam mudados."
O ovo, o Claro Gemão, deu um pulo pro poleiro se gabando e repetindo:
"O ovo nasceu primeiro, falo, grito e não me calo. Eu canto igual ao galo: cocoricóóó!!! Vejam só! Vejam meu cocoricó!"
A galinha ouviu e disse:
"Humrum... Foi o ovo? Uma ova! Deixe de tanta tolice. Fui eu quem nasceu primeiro, sinhá Penosa, a galinha, rainha do ga-ga-galinheiro."
Uma vaca que ia passando chicletando seu capim, parou e pensou assim:
"Muuuu...Mas antes de ser galinha, toda galinha foi um ovo! Muuuu... todo ovo foi galinha! Preciso pensar de novo."
Veio o galo com sua crista, coroa muito ouriçada, manto de rei emplumado, tirando lá do poleiro o tal ovo levado.
"Fui eu quem nasceu primeiro! Oh, filho Claro Gemão, vais aprender a lição! Palmadas pra que te quero! Já chega de lero-lero, vou bater no seu traseiro, pra ver quem nasceu primeiro!"
O bumbum do Claro Gemão, parece... ficou rachado! Mas insistia o danado, o ovo gritava assim:
"Fui eu quem nasceu primeiro, falo, grito e não me calo! Não tenho medo do galo, ninguém vai mandar em mim..."
Humm, xiiii. A galinha senta em cima do tal ovo esguelado. Aí, no choco chocado, o ovo mexe,  pópópó...remexe, pópópó... quase vira omelete!
"Falo, grito e não me calo! ... "
"Psiu! Foi o ovo? uma ova! Fui eu quem nasceu primeiro, sua mãe, sinhá Penosa, rainha do ga-ga-gaalinheiro."
À noite, no galinheiro, todos dormem num só ronco. De repente, ouvi-se um estalo!!!
Crás! Crec!
A casca do ovo se quebra e nasce um pinto pelado muito esganiçado dizendo:
"Falo, grito e não me calo! Não digo nada de novo. Antes de ser galinha minha mãe foi um ovo!"
Lá no galinheiro, passa o tempo... passa dia... passa noite...
Foi o ovo? Foi a galinha?
Foi a galinha ou foi o ovo?
De repente veio um recado voando muito apressado no bico de uma pombinha.
Adivinhe! É pra você...
Agora tem que responder...
QUEM FOI QUE NASCEU PRIMEIRO: FOI O OVO OU A GALINHA?

4 comentários:


  1. Bom dia, Gracita

    Descobri agora este seu outro blog. Gostei muito.
    E também adorei conhecer esta autora que não conhecia.


    Bj

    Olinda

    ResponderExcluir
  2. Gracita, muito bom este blogue pela partilha de autores e estímulo da leitura!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga Gracita.Ótima sugestão.
    Os livros da Sylvia são maravilhosos.
    Beijos.
    Valdete Cantu.

    ResponderExcluir